Sobre o Evento

A política de apoio social aos estudantes é o principal assunto a debater no I Congresso Nacional de Ação Social no Ensino Superior, que terá como tema central as Bolsas de Estudo, atribuídas no âmbito da ação social do Ensino Superior, ocorrerá no dia 14 de junho de 2019 no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Com uma programação temática ampla e diversificada, o Congresso, promovido pelos Serviços de Ação Social do P.PORTO, com o apoio da FAP, contará com a presença de prestigiados profissionais nas suas áreas de intervenção e a participação de estudantes com papel representativo da comunidade estudantil.

Esta programação será direcionada para os profissionais da área e para toda a comunidade académica, em especial para os estudantes do Ensino Superior, que são os principais interessados e beneficiários da ação social escolar, com o intuito de desenvolver um conhecimento reflexivo sobre o tema “Bolsas de Estudo”, o presente e os desafios do futuro.

Todo o evento será uma oportunidade para profissionais da área da educação e políticas sociais refletirem sobre as melhores práticas, trocar experiências e saberes e debater novas possibilidades de financiamento/apoio dos Estudantes para que se possa dar reposta ao grande desafio: atrair mais alunos jovens para o Ensino Superior.

Para atingirmos a meta europeia de qualificação da população, medida pela percentagem de adultos com ensino superior, precisamos de garantir que mais jovens, depois de concluírem o secundário, continuam a estudar. Hoje, menos de metade dos jovens com 20 anos frequentam o ensino superior. Essa garantia exige, em primeiro lugar, que se encare de forma consequente a política de apoio social aos estudantes.